Útil x Fútil II

Continuo com as resenhas e dicas.

Hoje, com um mês, o Miguel tomou a segunda dose da vacina de Hepatite B e aproveitamos para dar a BCG, que pode ser tomada nos 30 primeiros dias.

A primeira não costuma dar reação, mas a segunda sim, entre 45 e 60 dias depois. A região costuma ficar dolorida e inchar. O que eles não explicam, e que a Cirene me orientou, é que quando tiver a reação NÃO é para fazer compressa quente no local (e em eventuais reações para outras vacinas também não). O calor vai aumentar a irrigação sanguínea no local e a absorção, quando o que se espera é que a absorção seja lenta mesmo. Isso levará a mais reação. Portanto, se quisermos ajudar os pimpolhos a passarem o desconforto com algum tipo de compressa é para usar compressa fria!

Fora isso, alguns amigos perguntaram sobre o dormir de lado. Quando as Angélicas da vida encabeçam uma hiper campanha para dormir de barriga pra cima lá vem uma guria falar de dormir de lado. Pelo que sempre entendi, dormir de barriga para cima diminui as chances de morte por sufocamento e de morte súbita. O que ninguém explica nessas campanhas é o risco que os bebês correm de aspirar vômito/líquidos -que também pode levar a óbito.

Na primeira noite do Miguel na maternidade voltou líquido amniótico. Como mãe antenada, claro que as enfermeiras me entregaram ele de lado no bercinho e eu obedeci à campanha e o virei de barriga pra cima! Acordar com o barulho dele vomitando, só a cabecinha virada de lado, com tudo podendo escorrer pro lugar indevido, foi assustador. Ainda assim, mantive firme a campanha dentro de casa, sob protestos das avós experientes, até a Daniela nos orientar melhor (perdão vovós por não ter dado ouvidos à experiência de vocês…). E quando voltamos ao hospital confirmamos que também na ala da pediatria as crianças são colocadas para dormir de lado. NA MINHA OPINIÃO, se dormir de barriga pra cima fosse tudo que se propaga, isso começaria na maternidade. Ponto. Mas cada um que tire as próprias conclusões e faça as próprias escolhas, não é.

Em relação às resenhas, duas linhas de produtos me decepcionaram em todos os sentidos e não indico para ninguém. Linha de higiene para bebê da Avon e fralda Pampers do pacote vermelho.

– sabonete líquido para bebê da Avon: o cheiro não me agradou tanto (e isso vale pra linha toda), mas nada, nada se compara àquela bisnaga dura que você não consegue utilizar se estiver dando banho sozinha no bebê. Totalmente difícil. Aperta, aperta, aperta e cai uma gota do sabonete. Cadê o líquido? O gato comeu. Uma droga. Passamos pro sabonete em barra.

– sabonete em barra para bebê da Avon: pulemos o cheiro. Não fica. Ele é melento, derrete muito facilmente e gruda na cabeça do bebê. Uma droga também. Finalizamos com o óleo para massagem.

– óleo para massagem para bebê da Avon: cheiro? Nem procurei. Madrugada, Miguel com cólica, vamos fazer uma massagenzinha no filhote? Londrina, (falso) sul do Brasil, outono… barriguinha do bebê quentinha… putz, óleo gelado. Vamos aquecer na mão antes de aplicar, né. Óbvio. Coloca na mão, esfrega, esfrega, esfrega. Resultado: não esquentou e foi todo absorvido pela palma da minha mão. Que beleza. Não teve massagenzinha com óleo. Uma super droga.

– fralda Pampers do pacote vermelho – resenha pré-uso: não usei e já  não gostei. Desde o nascimento, usamos a Pampers do pacote verde. Tem elastiquinho na barriga, toque super confortável, desenho do Elmo, uma lindeza de porta-cocô. Mas contudo porém entretanto, em novembro havíamos comprado um mini estoque da vermelha. Nos indicaram usar dessa de dia e da verde, um pouco mais cara, de noite. Aí você pensa: é tudo Pampers mesmo, devem ser todas boas. Abri ontem o primeiro pacote e fiquei surpresa – uma fralda molenga, as etiquetas que a prendem são duras, não esticam e o toque é muito estranho. Ridículo mesmo é colocar uma do lado da outra – a diferença é gritante. Mas Melina, é pra ele cagar mesmo! Mas se até agora cagou no confortinho, quero que continue assim, ué. Não tem jeito, filhão. Vamos ter que encarar e fazer o teste. Vai que o bicho papão só lata mas ão morda, não é? Paguei pra ver, infelizmente.

Resumo da ópera: garanta seu xampu Natura Mamãe e Bebê se quiser seu filho cheiroso. Utilize o xampuzinho Johnson’s Hora do Sono no banho noturno para ele relaxar e ficar perfumadinho. Se jogue no sabonete em barra para bebê da Granado para um banho gostoso e sem meleca. Procure um óleo para massagem que não seja o da Avon e me conta depois. Fique na Pampers verde, se for de Pampers.

Por fim, pomada para assadura. Se você também não teve sorte de ter a Desitin (uma importada boa e famosa), provavelmente usa a Hipoglós ou a Bepantol Baby. Temos usado a Hipoglós Amêndoas, marca de confiança, pomada boa, que já passa pelos bumbuns da família há algumas gerações.

As enfermeiras, contudo, sugeriram testar uma outra opção: Dermodex Prevent. Essa pomada, segundo elas, gruda menos que a Hipoglós e é mais fácil de tirar no banho ou na limpeza, sem falar que protege muito bem. Dermodex é o nome comercial do produto feito à base de Nistatina (dos cremes vaginais) + Óxido de Zinco. Achei vários genéricos dessa pomada com o preço mais em conta. Comprei a primeira bisnaga. Veremos!

Besos!

 

P.S.: pomada genérica da Dermodex: nota 10 na avaliação! Não gruda, espalha bem e quando vai limpar dá pra sentir a camada de proteção que se formou.

4 Comentários

Arquivado em Bebê, Lista

4 Respostas para “Útil x Fútil II

  1. Dida

    Mel você se esqueceu de avisar que o shampoo Hora do Sono, da Johnson´s é um sonífero mesmo rsss… mamães cuidado viu, vocês vão achar que seu bebê não vai mais acordar rsss. Portanto usem com moderação, e de preferência somente no banho da noite.

  2. Melina, essa pomada genérica vc encontrou no mercado ou farmácia?
    Usamos sabonete johnsons de barra e óleo de semente de uva, puro, para massagens. Nào tem cheiro, mas a qualidade é mega garantida!

  3. Cibele

    Concordo Melzita, o sabonete da Avon em barra resseca a pele, tive que trocar por um que tenha creme hidratante!! E quanto as fraldas da pampers vermelhas ja abandonei, nada como a qualidade e conforto da verde!!
    Quanto ao oleo, estou usando da Chicco e estou gostando, inclusive para a Shantala!!! Ja o shampoo tbm indico o Baby boti do Boticario!

Deixe um comentário